Questionado sobre aluguéis não-pagos, Lula diz que d. Marisa cuidava das finanças
Ao juiz Sergio Moro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu à ex-primeira-dama Marisa Letícia a responsabilidade pelo pagamento do aluguel do apartamento vizinho ao dele, no Edifício Green Hill, em São Bernardo do Campo (SP), objeto da ação pela qual ele foi interrogado nesta quarta-feira (13). O imóvel foi comprado em nome do sobrinho do pecuarista e amigo de Lula José Carlos Bumlai, mas foi utilizado por seguranças da Presidência da República e, posteriormente, pela família do ex-presidente.
Lula disse que ficava a cargo da mulher as finanças da casa. "Nunca tive medo de deixar um cartão de crédito com ela (...) Dona Marisa ficou com a responsabilidade de fazer o contrato e de acertar aluguel, condomínio, IPTU e outras coisas da casa, era tudo ela que fazia", argumentou.
Além de negar irregularidades em relação ao imóvel em São Bernardo, Lula apresentou no depoimento desta quarta-feira (13) uma série de justificativas para rebater a acusação de ter recebido propinas da Odebrecht com a compra de um terreno em São Paulo que serviria de sede para o Instituto Lula.
Assim como no processo do tríplex do Guarujá, em que ele foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão, por ter recebido no imóvel propinas da OAS, Lula disse que a ex-primeira-dama, que morreu em fevereiro, era quem cuidava do apartamento que era usado pelos seguranças da Presidência, quando ele ocupava o Planalto, e depois foi comprado por Glauco Costamarques Bumlai e ou a ser usado por sua família.
A acusação do Ministério Público Federal diz que o imóvel, no prédio onde Lula mora desde 1998, foi pago pela Odebrecht e colocado em nome de sobrinho de Bumlai. Os aluguéis não teriam sido pagos entre 2011 e 2015. Há um contrato de locação entregue à Lava Jato entre o sobrinho de Bumlai em nome de Dona Marisa.
Lula explica sobre pagamentos de aluguel
Moro pediu ao réu para explicar como o aluguel ou a ser pago no período questionado. Lula ficou irritado com as perguntas de Moro sobre a falta de entrega pela defesa do ex-presidente dos comprovantes de pagamento de aluguel do apartamento.
"Vou repetir para o senhor. Nunca houve qualquer denúncia que o apartamento não estava sendo pago, seu Glauco nunca levantou... seu Glauco nunca cobrou, seu Glauco nunca me telefonou. Nem ele, nem ninguém. Pois bem, estou dizendo para o senhor que tinha uma relação da dona Marisa no contrato do aluguel, que a dona Marisa cuidava de forma responsável das coisas da casa. Só fiquei sabendo agora quando Glauco prestou depoimento."
Lula ressaltou que foi comunicado que a situação do aluguel estava normal antes da morte de Maria Letícia, em janeiro deste ano. "Quando [a ex-primeira-dama] Marisa já estava doente, chegou uma carta pedindo que o pagamento fosse efetuado no Banco do Brasil. Não se fala nada de atraso. Então para mim estava tudo normal", disse.
Moro rebateu a fala do ex-presidente e apontou se seria possível o réu apresentar os comprovantes de pagamento do aluguel. “Eu compreendo que o senhor seja um homem bastante ocupado, mas, depois de formulada a acusação, não foi possível formular isso com as pessoas ao seu redor">var Collection = { "path" : "commons.uol.com.br/monaco/export/api.uol.com.br/collection/noticias/politica/data.json", "channel" : "politica", "central" : "noticias", "titulo" : "Política", "search" : {"tags":"28132"} };